Redirection - Blog

Blog Redirection

Tudo sobre a aquisição da Inovadoor pelo grupo Assa Abloy

by Redirection / Novembro 16, 2023

Uma transação de alta sinergia acaba de acontecer. A Inovadoor é referência em fabricação de portas industriais no Brasil. Com a aquisição pelo grupo sueco ASSA ABLOY, o objetivo é expandir a atuação da multinacional no mercado brasileiro.

A Inovadoor recebeu a assessoria da Redirection durante os anos de negociação com a ASSA ABLOY. E em 03 de outubro de 2023, a notícia de que a operação de M&A estava concluída foi divulgada. Confira quais vantagens devem ser obtidas para ambos os lados após a incorporação das empresas e entenda um pouco mais sobre o processo da venda. 

Conhecendo comprador e vendedor

A Inovadoor é uma empresa paranaense fundada em 1999. Ela se destaca na fabricação de portas industriais, sendo uma das maiores indústrias do segmento no país. Com projetos personalizados e foco na segurança, a companhia tem grande potencial de expansão, mas o crescimento orgânico já não lhe sustentava para a manutenção da competitividade.

Já o grupo ASSA ABLOY é uma multinacional de origem nórdica, líder mundial em soluções de acesso. A empresa iniciou sua atuação no Brasil em 2001 e, dentre suas principais aquisições no mercado nacional estão: La Fonte, Papaiz, Silvana e agora, Inovadoor. 

Por que a aquisição da Inovadoor pelo grupo ASSA ABLOY aconteceu?

Com a produção de portas industriais e posicionamento no mercado local da Inovadoor, a ASSA ABLOY fortalece seu portfólio de soluções para controle de acesso e segurança. Além disso, a aquisição de mais uma empresa brasileira permite expandir ainda mais sua operação no país. 

Segundo Gabriel Loest, sócio da Redirection International e assessor de M&A responsável pela condução deste negócio, “a incorporação (...) tem o objetivo de alavancar a capacidade de produção local e fortalecer a presença da ASSA ABLOY no país, preparando o caminho para futuras oportunidades de expansão tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina”.

Para a Inovadoor, as vantagens estão associadas à integração da empresa a um grupo já consolidado. Com a aquisição, a marca brasileira terá acesso à tecnologia e ao capital para ampliar sua presença de maneira estruturada, além de expandir seus negócios internacionalmente.

O processo da aquisição da Inovadoor pelo grupo ASSA ABLOY

As operações de Fusões & Aquisições (M&A) são complexas e demandam estudos aprofundados. Por isso, desde a aproximação inicial entre as duas empresas, a Redirection International assessorou a Inovadoor em sua desafiadora jornada. 

Para orientar a Inovadoor à melhor decisão, a assessoria da Redirection auxiliou todo o processo de preparação para M&A e, chegado o momento certo, coordenou as etapas de negociações, estrutura, diligência, fechamento etc. Esse apoio foi fundamental para que o contrato fosse fechado a um valuation justo, além de capturar sinergias que tendem gerar bons negócios para ambas as partes. 

💡Conheça os processos da Assessoria M&A e como eles possibilitam bons resultados nas negociações. 

Parabéns, Inovadoor e Grupo ASSA ABLOY!

Com a aquisição da Inovadoor pelo grupo ASSA ABLOY, ambas as empresas podem expandir sua operação no Brasil, fortalecendo ainda mais sua presença. 

Se sua empresa se encontra em uma situação de estagnação, pode ser um sinal para começar a procurar uma assessoria M&A. Para saber se é chegado o momento, a melhor decisão é consultar um assessor especializado para que ele avalie sua situação. 

 

Maximize seus resultados com uma venda estratégica e a experiência de uma consultoria especializada!

Tags: Assessoria M&A Fusões & Aquisições

0 Comments
Post anterior Avaliando e capturando sinergias nas transações de M&A
Próximo post Impacto da ascensão do mercado de bioinsumos nas operações de M&A
Redirection

Redirection

Especialista em assessoria de transações nacionais e internacionais de Fusões & Aquisições para empresas do Middle Market.