Redirection - Blog

Blog Redirection

Fusões & Aquisições (M&A) para o setor de Transporte e Logística

by Redirection / Agosto 10, 2023

Seja você um investidor, proprietário de empresa ou administrador, é essencial estar ciente do crescimento acelerado das Fusões & Aquisições no mercado atual. Vale ressaltar que o setor de Transporte e Logística é particularmente promissor nesse contexto, apresentando um grande volume de transações de M&A. Portanto, essa tendência representa uma oportunidade significativa no setor da sua empresa.

Porém, mesmo com este grande número de transações de M&A no setor de Transporte e Logística, é fundamental se atentar a diversos itens para evitar dores de cabeça. Isso porque a ideia das transações se baseia em gerar crescimento para as empresas envolvidas, evitando qualquer percalço que a falta de preparo e auxílio, durante o processo de M&A, possa gerar. Portanto, contar com uma assessoria especializada no assunto é essencial para fazer os melhores negócios.

Overview do mercado de Logística e Transporte


O cenário de Logística e Transporte vem mudando cada vez mais. Por um lado, vem enfrentando flutuações relevantes nos últimos anos dada as variações no preço do combustível, inflação, reorganização da cadeia global de logística, entre outros fatores. Ao mesmo tempo, desde 2021, apresenta um crescimento acentuado. O mais interessante nisso tudo é que a tendência para os próximos anos é de uma expansão ainda maior e mais ampla, tornando a área muito lucrativa.

Essa alta demanda pelos serviços de transporte é decorrente, principalmente, pela alta do e-commerce, que teve sua popularização na época da Pandemia. Com a elevada necessidade de entregas, o momento é excelente para empresas de médio porte de Logística e Transportes gerarem bons resultados e maximizarem seu valor perante o mercado, propiciando um melhor valuation e processo competitivo de M&A. Por isso, as Fusões & Aquisições podem ser um caminho lucrativo aos sócios que buscam realizar uma saída do business.

Por que o M&A para o setor de Transporte e Logística está em alta?


A alta demanda no M&A para o setor de Transporte e Logística vem da procura, por parte de investidores e grandes players do setor, para aquisição de empresas médias que possam trazer sinergias ao negócio e impulsionar o crescimento do grupo.

O principal foco dessas transações é o Middle-Market, em que os sócios visam vender a sua empresa para companhias maiores. O objetivo dessa estratégia é a expansão baseada em um nome já consolidado no mercado, ou seja, ampliar a presença no mercado se apoiando na força de uma empresa já conhecida.

Além disso, há ainda outras vantagens no M&A para o setor de Transporte e Logística:

  • Expansão da posição da empresa no mercado: com a venda ou fusão para organizações  maiores, é possível alcançar melhores posições no mercado, que enquanto empresa menor, seria muito mais complexo.

  • Integração vertical: o objetivo de grandes companhias, muitas vezes, é expandir o negócio em toda a cadeia de atendimento, utilizando de empresas menores como fortes braços no fornecimento de serviço de atendimento final, de maneira rápida e sustentável.

  • Impulsionamento da inovação: as grandes companhias já contam com softwares e ferramentas que ajudarão a sua empresa a se especializar e também cumprir parâmetros para estar sempre em dia com a inovação.

  • Cumprimento de requisitos regulatórios: há diversos requisitos regulatórios impostos ao setor de Logística e Transporte, é mais fácil o cumprimento destas normas através da integração com uma grande companhia, que já conta com a tecnologia necessária para a gestão.

 


M&A para o setor de Transporte e Logística precisa de assessoria?


É essencial contar com uma assessoria ao fazer o M&A para o setor de Transporte e Logística, porque existem diversos riscos em uma operação sem apoio. Como nem todas as áreas da indústria se desenvolveram bem no pós-pandemia, é possível que empresas sofram para voltar a crescer e, nestes casos, a fusão ou a venda devem ser bem avaliadas e estruturadas. 

Além disso, a assessoria garantirá que a melhor venda seja realizada, priorizando todos os aspectos da sua empresa. Ou seja, o advisor terá um olhar muito mais especializado para encontrar boas oportunidades dentro da realidade da sua empresa, evitando desvalorização ou equívocos na operação.

Os benefícios em contar com uma assessoria M&A especializada são muitos:

  • Maximização do valor da sua empresa: análise e estudos técnicos para encontrar o valor real da sua empresa e fazer com que nenhum centavo seja perdido.

  • Estímulo da concorrência para aumento do valor da sua empresa: o assessor possui estratégias perante aos concorrentes para elevar o valor da sua empresa dentro do seu nicho de mercado.

  • Proteção de dados: o setor de Transporte e Logística acumula muitos dados em pouco tempo, afinal, as entregas são cada vez mais recorrentes. Por isso, em uma operação de Fusões & Aquisições (M&A), é fundamental que todas as informações estejam protegidas, e o assessor garante segurança sobre isso.

  • Economia de tempo: com a assessoria, o tempo da transação é otimizado, já que especialistas cuidarão desde a preparação para M&A até toda a negociação,.

💡 Conheça os processos da assessoria M&A para entender sua importância.


Busque a melhor assessoria M&A para o setor de Transporte e Logística!


A assessoria M&A para o setor de Transporte e Logística é essencial para garantir o melhor tipo de transação para a sua empresa. Por isso, se a meta de crescimento do seu negócio é a fusão ou a venda para outra companhia, contar com uma assessoria garantirá que você não corra riscos e consiga efetuar a melhor transação possível. 

Na Redirection International, somos especialistas em assessorar transações M&A no middle-market, visando aumentar a presença de médias empresas no mercado competitivo. Com experiência no setor de Logística e Transporte, sabemos os riscos e como contorná-los nas operações. Por isso, seu momento de crescer é agora, afinal, o cenário do setor pede por mais serviços e consolidação. 


Maximize seus resultados com uma venda estratégica e a experiência de uma consultoria especializada!

 

Tags: Assessoria M&A Fusões & Aquisições

0 Comments
Post anterior Por que contratar um assessor de M&A para Saúde e Nutrição Animal?
Próximo post importância de Fusões & Aquisições (M&A) no crescimento empresarial
Redirection

Redirection

Especialista em assessoria de transações nacionais e internacionais de Fusões & Aquisições para empresas do Middle Market.