Redirection - Blog

Blog Redirection

importância de Fusões & Aquisições (M&A) no crescimento empresarial

by Redirection / Agosto 17, 2023

Proprietários e diretores de empresas estão sempre buscando novas formas de expandir seus negócios e aumentar a gama de oferta de produtos e serviços. Se esse é o seu caso, saiba que o conceito de M&A (Mergers & Acquisitions), ou Fusões & Aquisições, em tradução livre, pode ser uma excelente solução na estratégia de crescimento da sua empresa.

As transações M&A são focadas na compra ou fusão de outros negócios para ampliar ou desenvolver ainda mais os serviços e soluções das empresas. Este tipo de movimento, além de proporcionar maior dinamismo, ainda pode ser muito lucrativo e próspero. Vamos entender o porquê?

 


Conceito de estratégia de crescimento


A estratégia de crescimento de uma empresa é um estudo consolidado que identifica as ações que podem ser adotadas para expandir as operações, aumentar o lucro e fortalecer a presença e a competitividade no mercado. Para desenvolver essa abordagem, é fundamental traçar um plano estruturado e avaliar criteriosamente a situação financeira, a posição no mercado e o contexto setorial da empresa. Essa análise minuciosa permite estabelecer metas e objetivos claros, fundamentais para impulsionar o crescimento desejado.

Existem diferentes caminhos que as empresas podem trilhar para alcançar o crescimento. Dentre as ações mais comuns, estão o investimento em novas soluções e softwares, realização de pesquisas de mercado, contratação de funcionários especializados, diminuição de custos de produtos ou serviços e também as fusões e aquisições de outras empresas. O M&A, inclusive, possibilita crescimento geográfico, aumento de oportunidades, diversificação de produtos e serviços oferecidos, sendo uma das estratégias de crescimento mais eficazes - se bem executada. 

 


Como o M&A pode acelerar a estratégia de crescimento?


O M&A é uma estratégia de crescimento altamente eficaz. Fusões e aquisições permitem que as empresas aproveitem oportunidades no mercado para impulsionar o crescimento e obter resultados significativos. Algumas das principais situações em que o M&A se mostra uma excelente estratégia são:

  • Preenchimento de lacunas críticas em ofertas de produtos ou serviços: quando o mercado conta com mudanças repentinas, é possível que sua empresa fique para trás e deixe de atender a demanda solicitada. Por meio da fusão ou aquisição estratégica, é possível agregar produtos e/ou serviços complementares ao portfólio atual.

  • Eficiência na aquisição de talentos e propriedade intelectual: além de encontrar talentos escondidos em pequenas empresas, seu negócio ainda pode contar com a aquisição de propriedade intelectual de forma mais rápida e eficiente.

  • Oportunidade de alavancar sinergias: as fusões e aquisições podem garantir que a sinergia entre as empresas acelere o crescimento e aumente a competitividade, diminuindo a concorrência, explorando territórios, acessando novos mercados e muitos outros benefícios.

  • Novo modelo de negócios para a empresa: mais possibilidades de geração de receita para a sua empresa através de novos modelos de negócios.

  • Economia de tempo de aprendizado: isso pode acontecer porque a empresa adquirida já terá a base de aprendizado consolidada, evitando esforços de treinar novos talentos do zero.

 


Mais vantagens do M&A para sua empresa

Além de ser um pontapé inicial para a estratégia de crescimento da sua empresa, o M&A ainda proporciona diversas outras vantagens que podem ser essenciais para alavancar o seu negócio e fazer com que ela tenha mais alcance de mercado. 

Ao adotar o M&A como parte de sua estratégia de crescimento, você poderá desfrutar das seguintes vantagens:

  • Expansão no mercado: sua empresa pode se expandir de maneira natural, atingindo novos públicos e locais de forma orgânica e rápida.

  • Diversificação de produtos: possibilidade de mesclar produtos e/ou serviços da sua empresa com a empresa adquirida, atraindo mais clientes e um maior faturamento.

  • Expansão geográfica: a expansão se torna mais prática, uma vez que a fusão e aquisição com outras empresas engloba a área de atuação delas. Isso elimina a necessidade de pesquisas de satisfação do local, ou até mesmo tramitações burocráticas de abertura em determinada região.

  • Redução de competição de mercado: sua empresa pode inibir um possível concorrente que se criaria no mercado ao fazer sua aquisição. Além disso, ao se unir com negócios de nicho semelhante, sua marca ganha mais força e presença, tornando-se mais competitiva.

  • Economia de impostos: possibilidade da redução da carga tributária e otimização dos impostos pagos pela empresa, de maneira legal e segura.


Embora as fusões & aquisições ofereçam diversas vantagens, é fundamental contar com profissionais especializados para garantir uma transação segura e com resultados promissores. Uma equipe experiente é essencial para realizar a preparação para M&A, mapear o mercado, identificar e avaliar os alvos e conduzir todo o processo de aquisição. Além disso, quando os alvos são pequenas e médias empresas, em particular, normalmente a organização de documentos e dados torna-se um desafio adicional, tornando as operações de M&A complexas e exigindo uma equipe especializada.

💡 Entenda a importância e os processos da Assessoria M&A.

Faça sua empresa crescer!


Colocar em prática a estratégia de crescimento da sua empresa é a garantia que ela não ficará para trás no mercado, perdendo vendas por falta de inovação. 

As Fusões & Aquisições oferecem uma solução poderosa para dar nova vida aos negócios e estimular o crescimento. Saiba como desenvolver o seu negócio contando com um assessor de M&A especializado e capacitado para maximizar o potencial de crescimento da sua empresa.


Potencialize seus investimentos com o apoio de uma consultoria especializada em Fusões & Aquisições!

Tags: Fusões & Aquisições Desenvolvimento Corporativo

0 Comments
Post anterior Fusões & Aquisições (M&A) para o setor de Transporte e Logística
Próximo post Preparação para M&A: como funciona e qual a importância da assessoria
Redirection

Redirection

Especialista em assessoria de transações nacionais e internacionais de Fusões & Aquisições para empresas do Middle Market.