O mercado de implementos agrícolas apresentou altos e baixos nos últimos semestres. Se em 2022 houve um recorde de vendas, o cenário em 2023 está bastante diferente - registrando uma queda de 17,6% no faturamento acumulado entre janeiro e abril. Esse é um segmento bastante marcado por sazonalidades e ciclos econômicos, principalmente pela influência direta do cenário internacional e de políticas nacionais.
Com um contexto tão competitivo, é importante que os gestores de empresas do middle-market fiquem atentos aos movimentos econômicos para tomar ações estratégicas e inteligentes. E quando a instabilidade atinge empresas de médio porte, que já não podem recorrer a aportes destinados a pequenos negócios, como o microcrédito facilitado para MEI, por exemplo, nem competir à altura com grandes nomes, a venda da companhia pode ser a melhor saída.
2022 foi um ano promissor para o setor de implementos agrícolas, que tem sido objeto de atenção no mercado. Os resultados apontam um crescimento de 9,3% em relação a 2021, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Isso reflete a demanda crescente por tecnologias inovadoras na produção agrícola brasileira e também no mercado externo.
No entanto, nem todas as notícias são positivas. Os cinco primeiros meses de 2023 apresentaram uma queda de 7,4% em relação ao mesmo período do ano passado. O mercado de máquinas usadas teve um ritmo mais acelerado que o dos equipamentos novos, sugerindo um interesse contínuo nesse ramo.
Não é nenhuma novidade a importância do middle-market no mercado de implementos agrícolas. Sua capacidade de inovação e de fornecer soluções personalizadas é um diferencial competitivo importante, ajudando e oferecer flexibilidade e agilidade para demandas específicas dos agricultores, ao invés de soluções mais generalizadas, como as grandes empresas podem oferecer.
No entanto, em meio aos altos e baixos, tudo indica que negócios de médio porte devem estar sempre atentos à oportunidade de uma venda, total ou parcial para um player de grande porte, capturando sinergias e maximizando seu valor.
Com esse panorama em vista, os empresários do middle-market têm a venda das companhias como uma boa aposta.
Com a consolidação desse segmento, as operações de fusões e aquisições têm sido uma tendência, e portanto, a procura de assessoria de M&A no setor de implementos agrícolas também. Afinal, num momento como esse, é normal que empresas maiores adquiram empresas menores, obtendo acesso aos seus produtos, processos e carteiras de clientes.
Apesar das flutuações observadas no mercado, as perspectivas para 2023 ainda são otimistas. Segundo análise do executivo Eduardo Kerbauy, da New Holland, para a Folha de S.Paulo, as vendas de máquinas agrícolas permanecerão fortes, ainda que apresentem quedas. Isso destaca a resiliência do mercado e um interesse contínuo dos agricultores por equipamentos modernos para melhorar sua produção.
Entretanto, é importante frisar que, para que transações de Fusões & Aquisições sejam um sucesso para o empresário que está vendendo sua companhia, é preciso que esse processo seja feito por meio de um assessor de M&A. Isso porque se tratam de movimentos estratégicos complexos.
Contar com assistência especializada é fundamental para maximizar suas chances de sucesso e minimizar os riscos potenciais. Isso inclui um perigo de uma avaliação errônea, negociações desvantajosas, problemas com documentação e até mesmo o vazamento de informações sensíveis.
💡Confira os processos da assessoria M&A e entenda por que ela traz resultados positivos.
Apesar dos desafios presentes no cenário do setor de implementos agrícolas, incluindo riscos e flutuações, o momento atual pode ser bastante propício para considerar a venda de sua empresa.
O principal ponto, nesses processos, é a capacidade de aproveitar as oportunidades ocultas e mitigar os riscos, e é aqui que a assessoria de Fusões & Aquisições (M&A) desempenha um papel insubstituível. Com o suporte de profissionais experientes, é possível não apenas enfrentar os desafios do mercado, mas também maximizar o valor da operação de venda, permitindo que o empresário alcance seus objetivos estratégicos.