Redirection - Blog

Blog Redirection

O MEMORANDO DE INFORMAÇÃO

by Redirection / Agosto 10, 2020

É engraçado pensar que grande parte dos empresários gastam muito dinheiro criando materiais de marketing para vender os serviços e produtos de sua empresa, mas, quando se trata da venda do seu ativo mais valioso, a própria empresa, eles se esquecem ou acham desnecessária a preparação de um material profissional de apresentação. Em processos de Fusões & Aquisições, esse material de marketing é chamado de Memorando de Informações ou Book. Resumidamente, esse documento tem como objetivo demonstrar todo o potencial da Empresa, suas principais características e diferenciais e também um pouco do histórico e projeções financeiras.

 Ter um Memorando de Informações robusto e bem feito terá impacto em pelo menos dois pontos no processo de Fusões e Aquisições:

 Velocidade do processo

Quanto mais informação sobre a empresa estiver disponível no Memorando de Informações, menor será o número de reuniões, conferências, visitas, troca de e-mails, que serão necessários para que o comprador potencial possa tomar a decisão inicial de avançar no processo de negociação.

 Ninguém quer perder tempo desnecessário educando um possível comprador sobre sua empresa, para depois ouvir que não estão interessados. Portanto, um Memorando de Informações feito de forma profissional, com as informações iniciais que interessem aos possíveis compradores, que lhes ajudem a entender e avaliar o negócio de maneira preliminar é de suma importância para dar velocidade e eficiência ao processo.

 Além disso, é imprescindível que nesse material sejam ressaltados os pontos que aumentem o grau de atratividade para um potencial interessado. Saber identificar esses pontos e colocá-los de forma organizada no documento é um dos desafios do assessor.

 A percepção do comprador

Todos somos influenciados pela aparência das coisas. Ou não é verdade que damos mais valor, mesmo que inconscientemente, a um produto com uma embalagem mais bem feita, mais elaborada? A mesma lógica vale para a venda de sua empresa. Conversar com possíveis interessados mostrando um Memorando de Informações bem elaborado ajuda a transmitir  a impressão de uma empresa bem gerenciada e organizada. Além disso, ter o processo organizado dessa forma, já demonstrará a um possível comprador que a empresa se preparou para conversar com mais de um possível interessado, mesmo que isso não seja a realidade. O que mostrará para ele que haverá um processo competitivo. Todos esses fatores podem aumentar indiretamente o valuation e, consequentemente, o valor das propostas dos interessados em potencial.

 Outros usos do Memorando

Empresário, mesmo que você atualmente não pense na venda do seu negócio, o Memorando de Informações pode ser útil para exercitá-lo a olhar a sua empresa pelos olhos do comprador. Isso poderá lhe ajudar a identificar pontos de melhoria na sua gestão ou na operação.

 Além disso, o Memorando de Informações também pode ser usado, com algumas pequenas adaptações, para conversas com clientes, fornecedores e bancos comerciais. O mesmo efeito na percepção mencionado acima pode, por exemplo, ajudar a transmitir uma imagem mais organizada da empresa e, indiretamente, melhorar a percepção de risco para abertura ou manutenção de linhas de crédito.

Visite nosso site!

 

Tags: Assessoria M&A Fusões & Aquisições

0 Comments
Post anterior DOBRANDO O CABO DAS TORMENTAS
Próximo post Afinal qual o papel do ADVISOR?
Redirection

Redirection

Especialista em assessoria de transações nacionais e internacionais de Fusões & Aquisições para empresas do Middle Market.