Redirection - Cases

    escola autonomia – grupo bahema

    43_Autonomia

    Visão Geral do Cliente

    Em 1991, um grupo de professoras fundaram a Escola Autonomia, em Florianópolis (SC), visando construir uma instituição diferenciada e atraente para os estudantes, com princípios humanistas e propostas pedagógicas criativas.

    Atualmente, a escola atende do Ensino Infantil ao Ensino Médio e traz consigo dois importantes projetos: o Núcleo de Tecnologia e Comunicação, que reafirma o compromisso com a inovação nos processos educativos, e o Projeto Transdisciplinar, que consolida a abordagem voltada à construção de valores. A escola investe nos desafios para uma educação ambiental e atualizada.

    Com uma proposta educacional baseada na reflexão constante do que é vanguarda na área da Educação, assegurada pela qualificação continuada de seus profissionais, o Autonomia trabalha para desenvolver o pensamento criativo, construtivo e coletivo de seus alunos.

    Visão Geral da Transação

    Fundado na Bahia em 1953 por Afranio Affonso Fereira, o grupo Bahema se destacou no mercado nacional como uma empresa de comercialização de implementos agrícolas. Na década de 80, incentivada pelo então Diretor Financeiro Guilherme Affonso Ferreira, a empresa passou a aplicar em participações em empresas abertas e negociadas em bolsa de valores, o que acabou se tornando o principal negócio da Bahema. Casos como Unibanco, Manah e Metal Leve, entre outros, geraram retornos excepcionais, superiores a 50% ao ano.

    Em 2016, com o aval do Conselho de Administração, uma nova diretoria da Bahema assume a companhia e passa a analisar oportunidades de investimentos em Educação Básica. Em 2017, surgem as primeiras participações no setor: Escola Balão Vermelho/Colégio Mangabeiras, em Belo Horizonte/MG, Escola Parque, no Rio de Janeiro/RJ e Escola da Vila, em São Paulo/SP.

    Ainda em 2017, a Bahema passa a investir e torna-se sócia da Escola Mais. Em 2018, a empresa realiza uma colaboração com a Escola Viva (São Paulo/SP), adquirida pela Bahema em 2020.  Ainda em 2018, cria o grupo “Critique”, que promove o intercâmbio de boas práticas e fomenta a produção de conhecimento entre as escolas.

    Em 2019, a Bahema fica sócia do Centro Educacional Viva, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro/RJ, e anuncia a aquisição do Fórum Cultural, em Niterói/RJ.

    O Colégio BIS, na Zona Sul de São Paulo/SP, começa a compor o núcleo de escolas na Bahema em outubro, sendo a primeira instituição bilíngue do grupo. Além do BIS, o Colégio Apoio, instituição sócio construtivista de Recife/PE, começa a integrar o corpo de escolas da Bahema Educação e o grupo Critique.

    Com essa aquisição, o Grupo Bahema marca sua entrada em Santa Catarina e no Sul do Brasil.

    Converse com um de nossos especialistas
    Agende um horário