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Aliança estratégica empresarial: quando e por que fazer?

by Redirection / Outubro 6, 2023

O desenvolvimento corporativo deve ocupar um lugar central no planejamento de todas as empresas. Para impulsionar o crescimento, diversas abordagens estão disponíveis, dentre elas, as alianças estratégicas.

As parcerias estratégicas permitem que empresas unam forças, compartilhem recursos, ampliem sua presença de mercado, chegando até à expansão global, a fim de alcançar objetivos de forma eficaz. Elas são uma alternativa menos intensiva em recursos do que Fusões & Aquisições, permitindo que as organizações mantenham sua independência enquanto exploram oportunidades de colaboração para benefício mútuo. 

Entendendo as alianças estratégicas

As alianças estratégicas são uma parceria entre duas ou mais empresas que decidem trabalhar juntas para atingir objetivos específicos. Ela se caracteriza por ter um prazo determinado - podendo ser curto, médio ou longo prazo, a depender da finalidade, como expandir mercados, desenvolver produtos ou compartilhar recursos.

Quando é firmada a parceria, as empresas mantêm sua independência e identidade separadas e não formam uma nova entidade legal.

Porém, a Joint Venture também pode ser considerada uma aliança estratégica. Mas, neste caso, ela apresenta algumas diferenças, pois se trata da criação de um novo CNPJ a partir de duas ou mais empresas. A união também é em prol de um objetivo final, porém, não há necessidade de determinar o prazo.  


Como saber quando fazer uma aliança estratégica empresarial?

É essencial identificar as melhores oportunidades para conduzir uma aliança estratégica. Essas uniões costumam acontecer quando uma empresa deseja expandir seu alcance comercial, melhorar sua linha de produtos / produção ou se distanciar de algum competidor.

Sabendo que algumas alianças não envolvem compromissos de longo prazo, é possível adotá-las em um primeiro momento como uma forma de teste - mesmo que não haja lucro. Assim, o gestor consegue visualizar se o resultado será condizente ao objetivo pré-determinado.

Com ou sem o teste, a análise de mercado e definição dos objetivos esperados são indispensáveis para saber quando fazer uma aliança estratégica. Alguns pontos podem ajudar nessa tomada de decisão:

  • Identificação de gaps, necessidades e oportunidades de mercado;
  • Identificação de parceiros em potencial;
  • Avaliação do ecossistema de negócios;
  • Avaliação das sinergias; 
  • Análise de riscos e benefícios;
  • Identificação do momento de mercado;
  • Avaliação das alternativas.


Afinal, vale a pena fazer uma aliança estratégica empresarial?

Existem diversos cases que demonstram o poder das alianças estratégicas. Um dos mais lembrados é a união entre Apple e IBM. Em 2014, as companhias anunciaram uma parceria no desenvolvimento de aplicativos móveis para dispositivos iOS. Cada empresa contribuiu com uma expertise: A IBM forneceu a análise de dados e computação em nuvem; a Apple compartilhou sua plataforma iOS. Como resultado da aliança, ambas companhias impactaram novos segmentos de mercado e se beneficiaram mutuamente.

Segundo João Caetano Magalhães, sócio e fundador da Redirections International, “nos últimos anos as Joint Ventures e alianças estratégicas têm se apresentado como uma boa estratégia de expansão empresarial, pois é uma maneira de combinar os recursos e conhecimentos de uma área específica em busca de um objetivo em comum. É uma transação que traz muitos benefícios para as empresas envolvidas”.

As alianças empresariais trazem vantagens comerciais das quais muitos negócios poderiam se beneficiar, como por exemplo:

  • Aquisição ou desenvolvimento de novas tecnologias e produtos: existem segmentos que se completam em soluções. É possível integrar inovação e ferramentas ao firmar alianças.

  • Ampliação de mercado: o acesso a novos mercados e novas soluções empresariais potencializa projetos. As alianças estratégicas abrem esses caminhos para o novo.

  • Sinergia de custos: muitas vezes, as empresas compartilham os custos associados à pesquisa, desenvolvimento e marketing, resultando em economias significativas.

  • Expansão geográfica: em território nacional e até internacional, é possível levar suas soluções aos espaços da empresa parceira.

 

💡Informe-se sobre desenvolvimento corporativo através de M&A, Joint Ventures e parcerias.

 

Desenvolva sua empresa com alianças estratégicas!

A expansão empresarial pode ser rapidamente alcançada por meio de uma aliança estratégica. Porém, esse movimento precisa ser bem calculado. 

A partir do estudo de mercado e de análises da melhor opção para a sua empresa, é possível ter garantia de um processo positivo para todos. Com a assessoria para Desenvolvimento Corporativo, você deixa de depender da sorte e passa a depender apenas da sua estratégia de condução de negócios. Esse serviço oferece orientação e expertise na criação, desenvolvimento e implementação de alianças, minimizando riscos e maximizando os benefícios. 

 

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Tags: Captação de recursos Desenvolvimento Corporativo

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Especialista em assessoria de transações nacionais e internacionais de Fusões & Aquisições para empresas do Middle Market.