Redirection - Blog

Blog Redirection

Entendendo o processo de aquisição de grandes corporações

by Redirection / Outubro 26, 2023

Se uma empresa depende exclusivamente do crescimento orgânico, haverá um momento em que o desenvolvimento será freado. Esse fato acontece porque, quanto mais madura a companhia, mais arriscado e competitivo será o processo de evolução. Nesse caso, as limitações saem do controle dos gestores, pois elas são determinadas por fatores externos.

Sabendo disso, é fundamental investir em estratégias de crescimento inorgânico para escapar do platô e acelerar o desenvolvimento. E uma das principais medidas para introduzir mais soluções e processos operacionais eficientes na empresa é por meio da aquisição de outras empresas que possam promover sinergias nas transações de M&A.

Entendendo a jornada de aquisição

O desenvolvimento estagnado é apenas um sinal de que a empresa precisa buscar meios de crescimento inorgânico. No entanto, a decisão de investir em uma aquisição deve ser tomada quando o objetivo com a compra for bem definido, bem como quando a viabilidade financeira estiver estruturada.

Existem diversas variáveis na definição do objetivo da aquisição. Contudo, há um ponto norteador para traçar a estratégia: o Core Business - ou negócio principal, que deve estar muito bem delimitado. Uma horizontalização extremamente diversificada pode diminuir os retornos financeiros. Por outro lado, crescer por meio das adjacências tem se mostrado como uma estratégia de sucesso, evitando a limitação de oportunidades. 

Em resumo, o ideal é buscar empresas que tenham relação ao Core Business. Vale lembrar que essa estratégia é válida tanto para aquisições totais, quanto para parciais ou em mais de uma etapa / tranche. Independentemente da transação que será realizada, uma boa estratégia pode impactar positivamente em aspectos como:
  • Posição de mercado da empresa;
  • Incorporação de novas tecnologias aos processos;
  • Captação de sinergias;
  • Expansão do portfólio;
  • Valorização do market-share. 

 

Como funciona o processo de aquisição?

Para que a aquisição seja bem sucedida, é fundamental seguir um plano estratégico que envolve as seguintes etapas:

  1. Planejamento / racional de aquisição: baseando-se no Core Business, são definidos critérios do que se espera da empresa-alvo para que ela promova crescimento por meio das adjacências. Algumas características para essa delimitação são as linhas de produtos e serviços, tamanho da empresa, localização da sede etc.

  2. Mapeamento de potenciais alvos: com os critérios definidos, inicia-se a fase de mapeamento de empresas que possuam as características desejadas, formando a chamada long list.

  3. Abordagem dos alvos: as empresas listadas devem ser elencadas em prioridades. A partir daí, iniciam-se as abordagens para entender mais sobre o tipo de negócio do alvo, bem como se ele está aberto a negociações. 

  4. Avaliação e negociação: ao encontrar interesse mútuo, é necessário coletar o máximo de informações possíveis, estudar propostas e dar início às rodadas de negociação.

  5. Due Diligence: ao chegar a uma proposta que ambas as partes aceitem, é necessário revisitar as informações coletadas e fazer uma auditoria aprofundada sobre detalhes operacionais, financeiros, tributários, trabalhistas, ambientais etc. Isso garante mais segurança para fechar negócio. 

  6. Estruturação final da transação: quando todos os detalhes estiverem claros e acertados após a Due Dilligence, o contrato deve ser elaborado, bem como os demais documentos necessários para a operação. 

  7. Fechamento da transação: para efetivar a aquisição, é feito o pagamento, anúncio oficial da troca ou incorporação de novos sócios, além de uma constituição de garantias.

Diante de tantos processos longos, a melhor alternativa para uma condução eficaz da aquisição é contar com uma assessoria de M&A. Além da garantia de cumprimento de etapas com excelência, o advisor assume a responsabilidade de todos os detalhes, evitando que os sócios sejam sobrecarregados pelas suas tarefas gerenciais somadas às negociações. 

Vantagens do processo de aquisição com foco no middle-market

Embora as grandes transações e expansão global sejam repercutidas em larga escala, elas são mais complexas e arriscadas. É por isso que quando se concretizam são tão divulgadas. Mas pensando no desejo de um desenvolvimento acelerado da empresa compradora, esperar por negociações gigantes pode não ser a melhor alternativa. Neste caso, é mais recomendável executar uma estratégia de crescimento com várias operações de médio porte ao invés de uma grande aquisição.

Além de obter mais agilidade no processo, fazer aquisições no middle-market pode abrir oportunidades para incorporar soluções ainda não exploradas por grandes corporações. Para que isso aconteça, a assessoria em M&A deve ser especializada em operações envolvendo médias empresas, garantindo coletar sinergias vantajosas, negociar de maneira precisa e obter os melhores resultados.

Com foco no middle-market, a Redirection International assegura que a condução do processo de aquisição seja vantajoso para ambas as partes. A exemplo disso, uma das transações orientada pelo nosso time de especialistas foi a incorporação do Laboratório Agronômica à empresa suíça Cotecna, que tem investido fortemente em M&A desde 2014 para o seu crescimento. Com a aquisição da Agronômica, a Cotecna pôde intensificar seus serviços em solo brasileiro, além de aumentar seu portfólio de soluções em testes de Agrociências.

💡Para ficar por dentro: guia sobre desenvolvimento corporativo através de M&A, Joint Ventures e parcerias

 

Atente-se à sua estratégia de aquisição 

Lembre-se: sem o Core Business definido, há grandes chances de sua empresa horizontalizar excessivamente as soluções, o que pode provocar retornos insatisfatórios. Se seu negócio principal está bem delimitado e sua empresa se encontra estagnada, significa que está na hora de investir em aquisições.

Para lhe ajudar nesse processo, a Redirection pode conduzir negociações com expertise: desde a busca e negociações com alvos potenciais até a segurança no fechamento de negócios. Será um prazer fazer parte do seu desenvolvimento corporativo!

Potencialize seus investimentos com o apoio de uma consultoria especializada em Fusões & Aquisições!

Tags: Fusões & Aquisições Desenvolvimento Corporativo

0 Comments
Post anterior Setor de fertilizantes: panorama geral sobre operações de M&A
Próximo post Transações de M&A e Joint Ventures na estratégia de expansão global
Redirection

Redirection

Especialista em assessoria de transações nacionais e internacionais de Fusões & Aquisições para empresas do Middle Market.