Redirection - Blog

Blog Redirection

Avaliando e capturando sinergias nas transações de M&A

by Redirection / Novembro 9, 2023

Dominar o conceito das sinergias nas transações de Fusões & Aquisições (M&A) é essencial para entender como a união das empresas pode gerar valor adicional. A premissa é a seguinte: com a aliança estratégica empresarial de duas companhias, a combinação de certos elementos da empresa A com outros fatores da empresa B pode alavancar resultados operacionais e/ou financeiros mais eficientes.

Encontrar sinergias não é tarefa fácil. Elas estão presentes em detalhes de diferentes setores e variam de uma companhia para outra. É necessário encontrar quais aspectos da empresa alvo podem preencher uma lacuna na empresa compradora - ou vice versa -, tornando a união mais valiosa do que se cada uma operasse de forma independente.

 

A sinergia empresarial para operações de M&A

Ao considerar iniciar um processo de aquisição, é fundamental compreender os três tipos de sinergia que podem ser desencadeados por essa união entre empresas. Cada tipo de sinergia traz consigo uma oportunidade de desenvolvimento específica:

  • Sinergia de receita: a combinação dos produtos / serviços das duas empresas resulta em um aumento no volume de vendas. É como somar o potencial de mercado das duas organizações, criando uma força de vendas mais robusta.

  • Sinergia de custos: a sobreposição de ferramentas, processos ou até pessoal das empresas possibilita cortes e otimizações que visam a redução dos gastos operacionais.

  • Sinergia financeira: este tipo está relacionado à otimização do fluxo financeiro. Um exemplo está ligado à tributação, em que a empresa adquirente pode desfrutar de condições fiscais mais vantajosas da companhia adquirida.


O valor da aquisição se eleva ao encontrar sinergias, pois cada combinação representa melhorias na operação e/ou nas vendas, trazendo retorno positivo a médio/longo prazo. Basta imaginar que as sinergias são um preenchimento de lacunas ou otimizações em determinada área da empresa. Por isso, são como um investimento para obter resultados no futuro. 

 

Importância da sinergia para o novo modelo de gestão

Em casos de aquisição total, a sinergia se consolida quando a empresa compradora encontra uma peça complementar que estava faltando em sua estrutura. Essa integração estratégica visa não apenas agregar valor na transação, mas combinar soluções potentes entre processos e produtos das duas empresas, promovendo um crescimento robusto.

Nas vendas parciais ou alianças estratégicas - quando um novo sócio entra na empresa - os vendedores que permanecem na companhia também terão a oportunidade de capturar parte das sinergias geradas pela operação. Isso acontece porque, ao incorporar novos modelos e soluções, a gestão pode obter melhores resultados e evitar uma possível sobrecarga operacional, devido à combinação de mão de obra e metodologias provenientes da união entre companhias. 

Esse raciocínio é válido tanto para uma transação com um player estratégico - uma empresa maior ou de outro país - quanto com um fundo de investimentos que aporta capital na empresa para executar um plano de crescimento. 

 

Importância da assessoria de M&A para sinergia empresarial

Sinergias nas transações de M&A são projeções do valor que pode ser capturado pela união de duas empresas. Isso significa que elas são identificadas antes da transação, mas só se consolidam após a integração efetiva. Essa dinâmica traz consigo um elemento de risco, uma vez que a teoria pode não se alinhar completamente com a prática.

Imagine o cenário em que uma lacuna A em uma empresa é supostamente preenchida pela solução B da outra. A sinergia parecia promissora, mas após a incorporação das empresas, uma série de variáveis impediram que a sinergia mapeada se consolidasse.  

É por isso que a assessoria em M&A desempenha um papel essencial. A equipe de advisors se dedica a uma projeção precisa, realizando um estudo aprimorado que busca criar conexões possíveis. Esse processo visa evitar a criação de sinergias irreais no momento da negociação, garantindo que o valor projetado se traduza em ganhos tangíveis para as empresas envolvidas.

 

💡Explore o guia: desenvolvimento corporativo através de M&A, Joint Ventures e parcerias

 

Sinergia: a geração de valor só acontece com estratégia

Não há dúvidas de que a criação de sinergias em operações de Fusões & Aquisições (M&A) representa oportunidades palpáveis tanto para o vendedor, quanto para o comprador. Porém, é preciso destacar que a busca por sinergias deve ser conduzida com precisão e assertividade, pois o erro nessas operações pode resultar no pagamento por possíveis melhorias que nunca se materializam, representando um prejuízo considerável.

Para evitar “sinergias ilusórias”, conheça mais sobre os serviços de assessoria em M&A e os benefícios de contar com uma equipe especializada em captação de valores precisos na prática. 

New call-to-action

Tags: Fusões & Aquisições Desenvolvimento Corporativo

0 Comments
Post anterior Transações de M&A e Joint Ventures na estratégia de expansão global
Próximo post Tudo sobre a aquisição da Inovadoor pelo grupo Assa Abloy
Redirection

Redirection

Especialista em assessoria de transações nacionais e internacionais de Fusões & Aquisições para empresas do Middle Market.